18 de janeiro de 2016

Transição Capilar

Olá nação cacheada e crespa desse meu país! Alguém aí sabe o que é transição capilar???
Bom , vamos começar do começo rs. Transição significa passagem de uma condição a outra; e a transição capilar é a passagem de um estado do cabelo para outro, no caso, do cabelo alisado para o cabelo cacheado/crespo. Algumas pessoas entram em processo de transição capilar sem nem ao menos saber.

Como saber se estou em transição?

  •    Decidi saber como é o meu cabelo natural
  •      Cansei de me submeter aos processos químicos (alisamento,relaxamento,progressiva,definitiva,permanente afro) e processos térmicos (chapinha)
  •     Meu cabelo está com duas texturas diferentes (liso e enrolado)

Se você se identificou com pelo menos duas das opções acima...PARABÉNS VOCÊ ESTÁ EM TRANSIÇÃO!!!!

Quanto tempo dura a transição?
O tempo de transição varia, pois depende da segurança, paciência e auto estima da pessoa. Existem casos de transição que duram 6 meses, 1 ano, 2 anos ou seja, varia da sua vontade de ter o cabelo natural.

Quando termina a transição capilar?
O ponto final da transição capilar é o Big Chop (Grande Corte)  que é o momento em que cortamos toda a parte lisa ou que ainda contém química no nosso cabelo. Por medo de ficar feio, receio do que as pessoas vão falar, algumas mulheres/moças/garotas vão cortando o cabelo aos poucos (inclusive eu fiz isso). Depois de feito o Big Chop ou BC como é chamado no universo cacheado e crespo, é dado inicio a uma rotina de cuidados com o cabelo: hidratação, nutrição, reconstrução, umectação e etc ( em breve falarei sobre cada um desses assuntos por aqui).

Estou em transição e agora?
O período de transição não deve ser encarado como algo ruim ou que cause sofrimento, mas sim como uma fase de descoberta e aprendizado. Seu cabelo merece todo carinho, amor, dedicação e aceitação.  Procure uma inspiração para se guiar ( é guiar não copiar rs). Nas redes sociais existem vários grupos, páginas, youtubers e blogueiras como nós que dão dicas valiosas de cuidados com o cabelo durante a transição.
Não desanima não, e tenha uma certeza: VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ!

Beijos de luz meu povo!!


2 comentários:

  1. Adorei sua matéria. É muito importante para todas nós em transição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Regina, minha intenção é ajudar todas vocês!

      Excluir